
Os servidores públicos de Goiás estão sendo alvo de golpes cibernéticos. É o que constata denúncias realizadas ao Instituto Brasileiro de Dados, Auditoria e Transparência – IBRADAT.
Servidores públicos filiados ao Instituto e até de outras entidades tem reportado ligações, no mínimo, estranhas. Uma pessoa na linha afirma que o próprio servidor ou um parente tem precatórios ou benefícios atrasados a receber.
A pessoa demonstra pressa: cita o nome de uma associação, um sindicato ou um escritório famoso e passa o número de uma conta para efetuar depósitos e dar início ao recebimento dos valores.
Trata-se de um golpe.
Nunca efetue depósitos adiantados. Uma vez depositado, o valor é sacado e o golpe está concluído. As contas em questão geralmente são “emprestadas” ou invadidas. Devido ao excessivo sigilo bancário existente, esses golpes ficam facilmente impunes.
O que fazer nessas situações?
Se realmente parecer algo legítimo, pelo peça um telefone fixo para retornar. Veja se a instituição tem um site e se nele diz algo. Faça uma visita a sede física. Converse com o suposto beneficiário (se não for você mesmo) e com alguém de confiança.
Caso tenha certeza que seja um golpe, diga que irá retornar mais tarde e bloqueie o número. Entre em contato com a emergência da polícia para informações (disque 190). Considere fazer uma denúncia formal no site da Polícia Civil principalmente se tiver o número e o nome do titular da conta, para providências.
Conte com a IBRADAT
Em quaisquer situações que levante dúvidas, entre em contato conosco. O fato ser analisado juntamente ao escritório jurídico. Forneceremos instruções para lidar com caso a caso.
Repasse essa informação para seus parentes
Os parentes mais próximos e mais idosos são os alvos preferidos dos golpistas. Avisos que se proposta semelhante ocorrer que entra em contato imediatamente com vocês.
Very efficiently written story. It will be helpful to everyone who employess it, including me. Keep doing what you are doing – for sure i will check out more posts.