Movimento UniãoAGANP: compromisso com os Servidores

Começaremos essa mensagem com uma citação rápida sobre Liberdade de Imprensa:

Liberdade de imprensa é um dos princípios pelos quais um Estado democrático assegura a liberdade de expressão aos seus cidadãos e respectivas associações, principalmente no que diz respeito a quaisquer publicações que estes possam pôr a circular.

Geralmente, refere-se a material escrito mas, segundo alguns autores, o termo “imprensa” pode, por vezes, alargar-se a outros meios de comunicação social. – Wikipedia

Liberdade de Imprensa não está mais somente relativa ao conteúdo impresso, mas também a outros meios de comunicação, como o eletrônico.

Usamos dessa liberdade para mostrar fatos aos servidores, aqueles com quem temos compromissos. Mesmo que seja algo notório, que só precise de provas para ninguém mais contestar, como aconteceu na semana passada.

Está entre nossos deveres, como defensores dos interesses dos servidores, evidenciar as relações promíscuas entre mídia e governo. Essa primeira deveria estar mais perto da população – que incluí os servidores – do que perto da segunda. A situação atual é o inverso, e isso só prejudica a visibilidade dos fatos a respeito da situação dos servidores públicos estaduais e dos direitos que almejam.

Ano passado lutamos principalmente pelo pagamento dentro do dia trabalhado, pela reestruturação do IPASGO e pela correção da inflação, conhecida como data-base. Nada disso foi choradeira. Não passamos várias horas debaixo de sol forte para sermos tratados dessa maneira.

O objetivo foi cumprindo. Se alguém tinha alguma dúvida de porque a atuação governo é sempre noticiada como maravilhosa, agora não deve ter mais. Isso conta muito mais do que as ameaças de pessoas ligadas aos grandes barões da mídia. Não há mais relevância a permanência da matéria ficar no AR.

Capa da Edição 677 da Revista CartaCapital
Capa da Edição 677 da Revista CartaCapital

Lembramos a todos que a Liberdade de Imprensa é uma via de duas mãos, onde se pode tanto ir como voltar, e não uma mão de duas vias, em que somente os poderosos e os jornais podem descarregar suas informações, nem sempre comprometidas com a verdade.

Um dia o país chegará nesse nível. Mas deveremos começar a trabalhar nisso agora.

Para encerar, recomendamos as leituras abaixo:

  1. Imprensa e governo: relação promíscua mais velha que andar pra frente
  2. Mainardi pedirá a cabeça de Jabor?
  3. Só mesmo no Brazil-zil-zil

Não esqueçam de nos enviar todas as irregularidades que tomarem ciência.

Até mais e a luta continua!!

Equipe União AGANP