Diário da Manhã afirma que governo pagou data-base de 2011 e 2012

DIÁRIO DA MANHÃ Informação equivoca sobre data-base
DIÁRIO DA MANHÃ Informação equivoca sobre data-base e outros direitos

O Jornal Diário da Manhã publicou na manhã de hoje, 17, uma informação equivocada em relação aos “benefícios” do governo Marconi para os servidores públicos do Estado.

Em nota da seção Política e Justiça, página 10, a jornalista Tainá Borela, responsável pela informação, afirma que o governador Marconi Perillo pagou as data-bases de 2011 e de 2012, além de vários outros benefícios para o Estado.

A matéria também cita como “benefício” a troca do banco de pagamento do Estado, de Itaú para Caixa. Ressalta os financiamentos disponíveis na Caixa e era uma reivindicação “antiga” da classe.

Outro benefício seria o pagamento acima do teto para os “servidores estaduais”, o que deve ser referente somente ao magistério, pois todos somos servidores estaduais.

FATOS

A reportagem chama de “choradeira” as cobranças legítimas de promessas de campanha feita pelos servidores público do Estado de Goiás. A revisão geral dos vencimentos, conhecida como data-base, é uma correção da inflação e está prevista na Carta Magna federal e estadual. Também foi promessa de campanha na eleição do Marconi.

Os servidores também reivindicaram garantias de direitos que já existiam, como pagamento dentro do mês trabalhado, não sendo de maneira alguma podendo ser chamada de “choradeira”, numa conotação relacionada a algo recebido sem merecimento.

Não foi pago a database de 2011, muitos menos a de 2012. E essa última nem foi findado o prazo para sua efetivação, que seria em maio de 2012.

A data-base de 2011 foi parcelada em 1,68% agora em Janeiro e mais três parcelas de 1,60%, pagas a partir de Maio de 2012.

Não temos informações se o pagamento dos professores foi feito acima do teto ou qual teto seria esse e quem seriam os beneficiados.

Equipe União AGANP *

* Agradecemos profundamente à servidora do concurso da AGANP Gizele pelo alerta sobre a reportagem.