Estresse atinge 70% da população. Atendimento ao público, como o Vapt Vupt, fica em 3º lugar

É CLARO Vapt Vupt causa estresse sim senhor
É CLARO Vapt Vupt causa estresse sim senhor

Pesquisa realizada em 2004 pela International Stress Management Association (Isma) indica que 70% dos brasileiros sofrem de estresse no trabalho.

O estresse é classificado em quatro fases:

  1. inicial,
  2. de resistência – quando os primeiros sintomas persistem,
  3. crônica, e
  4. burnout.

O burnout é o nível mais avançado, em que a capacidade da pessoa de lidar com os percalços do dia-a-dia se esvaiu. Em inglês, burn significa “queimar” e out significa “fora”. Ou seja, é aquele estado em que a energia do indivíduo se perdeu.

O risco de suicídio é apenas uma entre várias outras conseqüências da síndrome. No trabalho, por exemplo, a pessoa já não consegue dar mais conta dos afazeres e se torna distante ou até mesmo agressiva com colegas e clientes – desenlaces violentos não estão descartados.

O estresse também está associado a uma infinidade de doenças. De acordo com a Associação Médica Americana, o estresse está direta ou indiretamente relacionado às seis principais causas de morte no mundo:

  1. doenças do coração,
  2. câncer,
  3. enfermidades do pulmão,
  4. acidentes,
  5. cirrose e suicídio.

Nesse campo, o Japão ocupa o primeiro lugar, apresentando 70% de profissionais estressados em fase burnout. Em segundo está o Brasil, com 30% nesta fase, seguido pelos Estados Unidos, com 20%.

Segmentação

Em relação ao nível de estresse, os seguranças ocupam o primeiro lugar. Em segundo lugar estão os motoristas de ônibus urbanos e os controladores de vôo. Em terceiro lugar, encontram-se os executivos em geral, aqueles que lidam com atendimento ao público, e os profissionais da Saúde. Em quarto, estão os que trabalham fora da sua área de desempenho. “Como um professor talentoso, que é eleito diretor do colégio e passa a se dedicar com exclusividade a questões burocráticas da instituição”, exemplifica.

De acordo com relatório elaborado pelos países membros da Comunidade Européia, os custos com os problemas de saúde mental, conseqüência dos níveis altos de estresse, consomem 3% a 4% do seu Produto Interno Bruto. Nos Estados Unidos, estima-se em US$ 300 bilhões os gastos anuais nas empresas por problemas relacionados ao estresse no trabalho. De acordo com a presidente da Isma, o Brasil começa a dar seus primeiros passos na conscientização dos males causados pelo estresse.

Soluções

A psicóloga indica algumas medidas para diminuir o estresse, como a conscientização das capacidades e limites do indivíduo, a disciplina para parar a atividade quando necessário, a serenidade para aceitar o que não é possível controlar, como o mau tempo, o trânsito, e o estilo de vida saudável.

Esse estilo implica um sono reparador, alimentação balanceada em períodos adequados, exercício físico de 30 minutos de duração (pelo menos quatro vezes por semana), abertura constante para a confidência da intimidade com um pessoa de confiança e, finalmente, técnicas específicas de relaxamento, como uma simples respiração mais equilibrada.

Ana Maria, especialista do Isma, destaca que a ânsia de aproveitar ao máximo as férias, mesmo que ela seja de longos trinta dias, pode impedir que o profissional relaxe. A solução pode estar em períodos mais curtos e mais freqüentes de férias. Por exemplo, três paradas de dez dias ou duas de quinze dias ao longo do ano.

Para os profissionais que sofrem de burnout – a fase mais avançada do estresse – as férias são menos eficientes ainda. Neste caso, a solução não é férias, mas tratamento com psicólogos. E provavelmente, uma revisão imediata nos hábitos.

Carga Horária do Vapt Vupt

O aumento da  jornada de trabalho no Vapt Vupt em 1/3 pode não ser a melhor maneira de aumentar a “produtividade” do servidor. O que é óbvio matematicamente, não faz tanto sentido na prática. Quanto mais tempo exercendo suas funções em contato direto com o público, mais é o estresse causado. E segundo a pesquisa da Isma, estamos falando da terceira atividade mais estressante do Brasil.

O prologamento da jornada de trabalho pode causar estresse escalar. É um indicador de suma importância quando se fala em identificar as causas dos problemas no Vapt Vupt.

VIDA REAL Vapt Vupt pode perder performace escalar com aumento da jornada para 8h diárias
VIDA REAL Vapt Vupt pode perder performace escalar com aumento da jornada para 8h diárias

Caso isso ocorra, o  resultado pode ser inverso ao esperado: uma “produtividade” real abaixo das 6 horas de antes, ao invés de 8h. Mesmo assim, muitos não acreditam nisso:

Não é estranho a carga horária ter aumentado e a qualidade ter diminuído? O movimento entende que o cuidado com a saúde do servidor é de suma importância para a realização das atividades do setor público com qualidade e eficiência. Com servidor público explorado, quem perde também é o Estado e, principalmente, o cidadão.

As informações são da Agência Brasil

Fontes(com adaptações):

http://www.triangulomineiro.com/noticia.aspx?catNot=63&id=5445&nomeCatNot=Comportamento

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=181&sec=96